As carências de mão de obra em Portugal e o bom momento da economia nacional, levaram a que em finais de Outubro já tenham sido atribuídas mais 17.000 autorizações de residência do que na totalidade de 2018.
O ano de 2019, a dois meses do final, é já o melhor de sempre em termos de imigração com 110.813 autorizações de residência atribuídas até Outubro versus as 93.154 atribuídas na totalidade do ano anterior, de acordo com os dados provisórios do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Com o crescimento de 18% face à totalidade do ano anterior, o número total de imigrantes legalizados a residirem em Portugal no final de 2019 deverá assim ultrapassar as 566.000 pessoas, tornando-se um novo recorde face às 480.000 de 2018.
Os Indianos entram para o TOP5 das nacionalidades
Esta tendência de aumento da imigração nos últimos 4 anos segue o crescimento económico e destina-se em grande parte a suprir carências de mão de obra em diversos sectores da economia Portuguesa. Assim, os Indianos surgem no Top 5 das nacionalidades à frente do Nepal que ocupa a 5ª posição, em grande parte para trabalhar na agricultura, embora também ocupem posições noutros setores como é o caso da restauração.
De salientar, que muitos destes imigrantes têm qualificações elevadas mas até terem a autorização de residência não conseguem concorrer a empregos qualificados.
tech visa
e-book com o que precisa de saber para inscrever a sua empresa
Contrate talento internacional com vistos mais rápidos
Versões em Inglês e Português
O Brexit leva os britânicos ao 2ª lugar do pódio
Com a aproximação do Brexit, o Reino Unido, ascendeu ao segundo lugar das autorizações de residência. Em 2018, os britânicos eram 26.000 residentes em Portugal, número que terá aumentado significativamente em 2019 ( O SEF não disponibilizou ainda dados por nacionalidades). De acordo com a Embaixada do Reino Unido, os cidadãos a viverem em Portugal deverão estar próximos dos 50.000, sendo importante que todos se registem para garantirem os seus direitos para o futuro.
Esta tendência deverá manter-se em 2020 pois Portugal é um dos 3 destinos preferidos na Europa para a realocação dos Britânicos.
O Brasil mantêm o 1º lugar do pódio
Com 106.000 imigrantes com autorização de residência em 2018, o Brasil, mantém a liderança dos pedidos aprovados em 2019.
Fonte: Jornais Económico e Público